sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Framework... Frame o quê?

De vez em quando faço uso da palavra "framework" aqui neste blog para falar da tecnologia XNA. Afinal, o XNA é um framework! .NET é um framework! Eu já tive dificuldade com essa palavra (no que ela significa). E entender o que é um framework ajuda a entender um pouco mais o seu código quando vc estiver desenvolvendo seus jogos. Conhecimento nunca é demais.

Pois bem, procurei pra vcs um artigo ou qualquer outra coisa que descrevesse de uma maneira simples e intuitiva o que seria um framework, enfatizando a diferença entre ele e as bibliotecas - pois pra mim um framework era uma biblioteca.

A conclusão que podemos tirar ao ler este artigo é que os frameworks são feitos com a intenção de facilitar o desenvolvimento de softwares, permitindo aos desenvolvedores se concentrarem na lógica de negócio (alto nível da aplicação) em vez de perder tempo nas implementações de baixo nível, geralmente complexas. Os frameworks também limitam as escolhas durante o desenvolvimento e isso faz com que tenhamos ganho de produtividade, muito importante nos sistemas complexos.

A diferença entre um framework e uma biblioteca é, basicamente, que a biblioteca me permite reaproveitar apenas o código. Já um framework permite reuso de análise, design, código, etc.

Bibliotecas são o "velho" conceito e elas são apenas um conjunto de classes/métodos para seu código chamar e ter alguma funcionalidade. Frameworks, por outro lado, contém alguma funcionalidade em comum da aplicação, chamando nosso código (e não o nosso código chamando).

Outras vantagens dos frameworks são a flexibilidade e extensibilidade. Já como desvantagem, um framework com muita funcionalidade pode causar um aumento da complexidade da aplicação.

Leia o artigo aqui.

Nenhum comentário: