segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Meu jogo em XNA - Parte 5

As classes que resolvi implementar no meu joguinho Shooter são:

tiro: classe principal do jogo. Contém os princiais métodos explicados aqui (parte 1).

content: super-classe dos objetos do jogo. Contém os métodos em comum a todos as outras classes. Tudo feito para centralizar tudo numa classe, facilitando, assim, as mudanças futuras no jogo, bem como facilitando, também, o aprendizado.

nave: classe com métodos que tratam a nave, como por exemplo a atualização da posição na tela.

target: classe com métodos que tratam o alvo, como por exemplo a atualização da posição na tela.

missel: classe com métodos que tratam o míssel, como por exemplo a atualização da posição na tela.

Por mais que as classes missel, nave e target tratem da posição dos respectivos objetos na tela, como eu disse acima, não vi como colocar esse método na classe content, visto que o alvo se mexe com velocidade e direção diferentes do míssel, por exemplo. Na classe content há métodos universais como draw() e declarações de variáveis usadas nas classes que herdam de content, como uma variável pra guardar a posição.

Também estou criando uma classe pra tratar da explosão do alvo, ou seja, pra ser chamada quando o míssel colide com o alvo, mas estou enfrentando dificuldades. Se eu realmente conseguir fazer o que quero, postarei aqui informações.

Não falei da classe que há em todo jogo: program. Mas essa classe dispensa comentários, pois serve apenas pra rodar o jogo. O framework a cria automaticamente.

Não falarei neste post sobre a classe do mouse, nem a classe sound. Farei um post específico para o tratamento do mouse e do som.

Até mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelas dicas, seu blog ta me tirando um monte de duvidas.
Continue assim voce me deu novas perspectivas de como começar o meu.

Diogo Menezes disse...

Você tem o código desse jogo pronto ?

Abss