quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Vídeo sobre XNA

O site PCMechanic publicou um vídeo sobre como iniciar na plataforma de desenvolvimento XNA. Começa com uma busca no Google, mostra o XNA Developer Center, onde faz download, onde você faz isso, aquilo, etc. Enfim, pra quem está totalmente perdido sobre como iniciar a desenvolver seus próprios jogos [para plataformas Microsoft], este vídeo é muito bom!

Até o próximo post!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Bug no Blogger (Blogspot)?

Não sei, não deve ser um bug, mas alguém tem alguma idéia do que possa ser?

Eu publiquei um post com o marcador 'Monografia'. Só que o meu blog não "pegou" este marcador. Tentei de tudo (acho), inclusive editar o marcador, repostar o dito cujo, enfim... Aí, hoje, ainda agora, eu publiquei mais um post sobre minha monografia e o marcador apareceu! Menos mau! Mas ainda conta somente como '1' post com tal marcador sem-noção :( O estranho é que se vc clicar no marcador, aparece os dois posts, eliminando a possibilidade de erro de digitação na identificação do marcador (caso vc tenha pensando nisso).

Enfim, acho difícil ser um bug porque se fosse, não teria acontecido só comigo e aí os responsáveis na Blogger já teriam tomado ciência e solucionado o problema. Se alguém souber resolver isso, posta aqui.

Grafos

Como minha monografia tem o objetivo de estudar a aplicabilidade dos AGraphs em sistemas de transformações de grafos, antes de entrar efetivamente em transformações de grafos, venho aqui dar uma introdução básica a grafos.

Grafos são um dos mais importantes objetos de estudos na ciência da computação. São formados por nós (na figura, os nós são os círculos) e arestas que interligam esses nós. Basicamente, eles são capazes de representar uma informação qualquer. Por exemplo, um mapa de estradas é muito bem representado por um grafo. Nesse caso, os nós seriam as cidades e as arestas seriam as estradas que interligam essas cidades. Outros exemplos podem ser: uma rede de computadores (cpu e cabos de rede), uma estrutura de um site (páginas html e links que ligam a outros html´s), o Orkut (o que seriam os nós e o que seriam as arestas?), enfim, tudo que possui uma dependência entre elementos e dados pode ser representado por um grafo.

Mais formalmente, um grafo consiste de um conjunto de vértices V e um conjunto de arestas E, direcionadas ou não, onde cada aresta 'e' em E tem um vértice origem s(e) e um vértice alvo t(e) em V. Uma aresta não direcionada que sai do vértice A e chega ao vértice B é igual a uma aresta que sai de B e chega em A. Já num grafo direcionado, que chamamos de digrafo, as duas direções são contadas como sendo arestas distintas.

Assim como toda estrutura de dados na ciência da computação, grafos armazenam informações. Se eles armazenam, também tem que ser possível acessar tais informações. A tarefa de acessar um dado se resume em varrer o grafo, nó a nó, enquanto não encontramos o dado buscado.

Enfim, os grafos têm como uma das principais vantagens a representação visual de informações. Eles também já foram estudados em demasiado e já são muito bem compreendidos pelos pesquisadores. Como já disse, fornecem uma abordagem simples e poderosa a uma variedade de problemas típicos na ciência da computação, permitindo manipulações eficientes das informações neles armazenadas.

Provavelmente, o próximo post será sobre transformações de grafos. Na verdade, esse é o principal alvo da minha monografia, mas para chegar aí, eu tive de dar uma introdução básica a grafos.

Até o próximo post!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Busca sobre XNA

Olá,

resolvi postar algumas maneiras de se pesquisar material em XNA. Veja bem, não são sites, mas pesquisas (incluindo blogs, feeds, indexadores, etc.):

Grandes buscadores:

- Google (retorna 6 milhões de resultados)

- Live Search (190 mil resultados)

- Yahoo (quase 5 milhões de resultados)

- (...)

Indexadores de blogs:

- BlogBlogs (não entendi porque o site não acha nada procurando 'xna' em blog - acha somente em posts)

- Technorati (197 blogs no resultado da pesquisa. O primeiro resultado, Ziggyware, é um blog muito bom!)

- Google Pesquisa de Blogs (retorna 88 mil postagens de blogs)

- (...)

Pesquisar por feeds:

- Live Search Feeds (9 mil e 500 resultados do termo 'xna' em feeds)

- (...)

Grupos:

- Google Groups (mais de 80 mil resultados)

- Yahoo Grupos (12 resultados, a maioria de células acadêmicas que estudam o XNA)

- (...)

Sites importantes:

- Coding4Fun (esse site me pareceu o mais completo que achei até agora)

- TurboSquid (esse site me pareceu o segundo mais completo :)

- CodePlex (repositório de códigos, incluindo de XNA, C#, etc... Muito bom!)

- (...)

Básicos:

- XNA Developer Center

- MSDN/XNA (pesquisa sobre 'XNA' no repositório MSDN. Tem coisa demais!)

- XNA Frequently Asked Questions

- Begginner Developer Learning Center

- Microsoft XNA Game Studio Express 1.0 Refresh

- Wikipedia

- (...)

Obs.: "(...)" significa que você pode indicar alguma referência :)


Espero que ajude...


quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Programa gratuito faz desenhos em 3D

O Plantão INFO publicou sobre o CB Model Pro, um programa gratuito que desenha em 3D. Mais um opção!

Valeu!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

E-Books grátis

O BR-Linux.org postou que a APRESS resolveu publicar e-books grátis!

Valeu!

Minha monografia

Olá...

A proposta deste meu blog pessoal é falar das minhas atividades acadêmicas. Uma delas, a mais importante no momento, é a minha monografia. Infelizmente, o tempo não deixa eu entrar em muitos detalhes, mas farei o melhor que puder.

O primeiro post sobre meu relatório de fim de curso será, obviamente, a descrição do trabalho em si. Na verdade, uma pequena descrição :)

Para quem está antenado às tendências da tecnologia computacional nos dias de hoje, é sabido que há uma crescente necessidade de representação de informações (dados). Com isso, surgiu a necessidade de formatos (padrões?) que permitam o intercâmbio dessas informações.

Isso posto, o formato AGraphs[1] nasceu com esse objetivo no departamento de informática (DIMAp) da minha faculdade (UFRN). Para cumprir os objetivos expostos acima, os AGraphs usam grafos tipados e direcionados, possuindo bibliotecas de funções que possibilitam a manipulação da estrutura de dados.

A minha monografia é parte de um estudo proposto sobre o formato AGraphs. O objetivo do estudo é verificar a sua aplicabilidade nas transformações de grafos (onde falarei num post futuro), um paradigma da computação que descreve sistemas de software desde a especificação até seu uso, e que tem grande potencial.

Por enquanto, é só :)

No próximo post, vou falar um pouco de grafos. Depois, aí sim, entrarei em transformações de grafos! Até mais!

Nota:

1. SENA, Demóstenes. AGraphs: definição, implementação e suas ferramentas. Tese (Mestrado) - DIMAP, UFRN, 2006.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Web 2.0 em todos os cantos


Excelente lista de sites web 2.0 fora dos EUA.

Web 2.0 em todos os cantos: Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Fonte: MeioBit

Com relação aos sites web 2.0 brasileiros, o site Lista 2.0 BR fornece uma boa lista também.

domingo, 16 de setembro de 2007

XNA da Microsoft

O XNA é uma nova plataforma de desenvolvimento de jogos para Windows (PC) e XBOX360, ambos da Microsoft. A plataforma possui um conjunto de ferramentas disponibilizadas que facilitam o desenvolvimento e gerenciamento de jogos. Possui também um extenso conjunto de bibliotecas específicas, o que facilita bastante o reuso de código-fonte.

Para começarmos a desenvolver em XNA, precisamos da sua principal ferramenta, que é o XNA Game Studio Express, uma IDE voltada para o uso do XNA - e consequentemente para o desenvolvimento de jogos. Apesar do XNA Game Studio Express, todo o desenvolvimento em si é feito pelo Microsoft Visual C# Express, sendo o XNA Game Studio Express uma instância do Visual C#, como se fosse um plugin ou uma biblioteca. Portanto, por enquanto só é possível desenvolver em XNA usando a linguagem C#.

Basta baixar e instalar as ferramentas citadas para iniciarmos o desenvolvimento em XNA. Após iniciar o Visual C#, basta clicar em "Create/Project" ou "File/New Project" e clicar na opção desejada - "Windows Game", como por exemplo.

Observe que um projeto básico foi criado, onde a partir dele é que faremos o resto. Se vc pressionar F5 (compilar e executar projeto), verá uma tela sem nada pra fazer. Isso já é muita coisa! :)

Vou terminando por aqui. Acredito que consegui dar uma visão geral do que seria esse XNA. Nos próximos posts irei entrar em mais detalhes. Qualquer dúvida, entre em contato!


Use a Cabeça! Java

Uma das linguagens que estou estudando este semestre é Java (sim! Estudar Java e C# ao mesmo tempo é bem complicado, mas antes fosse só isso: também estou vendo C). Conhecia o bom livro dos Deitel, Java Como Programar, mas não o tinha. Então fui pesquisar um outro livro, mais barato e menos detalhado (ou seria mais direto?).

Pesquisei e encontrei o livro Use a Cabeça! Java. À primeira vista, eu já me identifiquei com ele. É um livro ótimo de ler, dando bastante ênfase no projeto orientado a objeto, etc., e o que eu mais queria: direto!

Recomendo!

Post inaugural

Olá...

este é um post inaugural :)

Neste meu blog, irei colocar detalhes das minhas atividades acadêmicas. Entre as que darei mais ênfase estão (1) a minha monografia e (2) as atividades da célula acadêmica da Microsoft sobre o framework XNA.

Nos próximos posts irei detalhar cada uma dessas atividades supracitadas. Aguardem...