quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Minha monografia

Olá...

A proposta deste meu blog pessoal é falar das minhas atividades acadêmicas. Uma delas, a mais importante no momento, é a minha monografia. Infelizmente, o tempo não deixa eu entrar em muitos detalhes, mas farei o melhor que puder.

O primeiro post sobre meu relatório de fim de curso será, obviamente, a descrição do trabalho em si. Na verdade, uma pequena descrição :)

Para quem está antenado às tendências da tecnologia computacional nos dias de hoje, é sabido que há uma crescente necessidade de representação de informações (dados). Com isso, surgiu a necessidade de formatos (padrões?) que permitam o intercâmbio dessas informações.

Isso posto, o formato AGraphs[1] nasceu com esse objetivo no departamento de informática (DIMAp) da minha faculdade (UFRN). Para cumprir os objetivos expostos acima, os AGraphs usam grafos tipados e direcionados, possuindo bibliotecas de funções que possibilitam a manipulação da estrutura de dados.

A minha monografia é parte de um estudo proposto sobre o formato AGraphs. O objetivo do estudo é verificar a sua aplicabilidade nas transformações de grafos (onde falarei num post futuro), um paradigma da computação que descreve sistemas de software desde a especificação até seu uso, e que tem grande potencial.

Por enquanto, é só :)

No próximo post, vou falar um pouco de grafos. Depois, aí sim, entrarei em transformações de grafos! Até mais!

Nota:

1. SENA, Demóstenes. AGraphs: definição, implementação e suas ferramentas. Tese (Mestrado) - DIMAP, UFRN, 2006.

Nenhum comentário: