domingo, 16 de setembro de 2007

XNA da Microsoft

O XNA é uma nova plataforma de desenvolvimento de jogos para Windows (PC) e XBOX360, ambos da Microsoft. A plataforma possui um conjunto de ferramentas disponibilizadas que facilitam o desenvolvimento e gerenciamento de jogos. Possui também um extenso conjunto de bibliotecas específicas, o que facilita bastante o reuso de código-fonte.

Para começarmos a desenvolver em XNA, precisamos da sua principal ferramenta, que é o XNA Game Studio Express, uma IDE voltada para o uso do XNA - e consequentemente para o desenvolvimento de jogos. Apesar do XNA Game Studio Express, todo o desenvolvimento em si é feito pelo Microsoft Visual C# Express, sendo o XNA Game Studio Express uma instância do Visual C#, como se fosse um plugin ou uma biblioteca. Portanto, por enquanto só é possível desenvolver em XNA usando a linguagem C#.

Basta baixar e instalar as ferramentas citadas para iniciarmos o desenvolvimento em XNA. Após iniciar o Visual C#, basta clicar em "Create/Project" ou "File/New Project" e clicar na opção desejada - "Windows Game", como por exemplo.

Observe que um projeto básico foi criado, onde a partir dele é que faremos o resto. Se vc pressionar F5 (compilar e executar projeto), verá uma tela sem nada pra fazer. Isso já é muita coisa! :)

Vou terminando por aqui. Acredito que consegui dar uma visão geral do que seria esse XNA. Nos próximos posts irei entrar em mais detalhes. Qualquer dúvida, entre em contato!


Um comentário:

Anônimo disse...

Fala, João,


Bacana o comentário, cara. Gostei bastante, fiquei surpreso, comentários hoje em dia não são fáceis de se conseguir.

Li seu post sobre o XNA, achei interessante, bom começo. Espero que seu blog cresça, ha uma carencia de conteúdo em portugues sobre XNA bastante grande, acho que vc jah deu pra notar lendo meus posts...

Sucesso cara, podemos ser parceiros de web sim, claro.

Ah, não lembro se disse isso no blog, mas tbm to com uma célula academica voltada para o XNA e DirectX... São 6 pessoas ao todo, estamos vendo ae para participar da Imagine Cup de 2008.

Sucesso, cara!