domingo, 3 de fevereiro de 2008

Um exemplo de como gerir a mudança de estados em um jogo em XNA

Uma das dificuldades que tive até agora na XCell-UFRN (Célula Acadêmica da Microsoft criada semestre passado com o intuito de estudar o framework XNA) foi entender o gerenciamento de estados de um jogo. Criar um mecanismo para gerenciar os estados (ou gerenciar telas) é uma das partes fundamentais para um bom jogo, afinal você nunca viu um jogo comercial iniciar já no... jogo. Sempre tem um menu antes, onde temos acesso a botões, como configurações, opções, etc. Durante o jogo também temos que ter uma maneira de pausar o jogo e acessar um menu (mudar de estado) que me forneça, por exemplo, a opção de sair, continuar, opções (para baixar o som, por exemplo), etc. Como eu disse, isso é parte fundamental, mas veja que não é tão importante, pois uma vez feita, não há dificuldades em adicionar mais opções ou estados, e nunca mais voltaremos a mexer no núcleo do gerenciador de estados, pelo menos não de maneira significativa.

Bom, o Creators Club fornece para nós um exemplo de gerenciador de estados (Game State Management Sample). Além da possibilidade de estudarmos como é feito (essa é a melhor parte), temos a possibilidade de copiar tudo como está e usá-lo no nosso jogo. Aliás, o exemplo já foi feito pra isso, assim como muitas coisas no Creators Club. No caso do meu joguinho Shooter, isso caiu muito bem, pois ele era um jogo de, digamos, um estado só :)

Fica aí a dica... Valeu!

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