sexta-feira, 28 de março de 2008

Mais sobre XNA no Zune

Recetemente postei a notícia que a Microsoft está preparando o XNA 3.0, sendo sua principal novidade até agora a possibilidade de desenvolver jogos pra a plataforma Zune, o tocador de mídia da empresa.

Aqui estão mais alguns detalhes que encontrei no FAQ:

1. Os jogos feitos para o Zune - através do XNA Game Studio 3.0 - funcionarão nos modelos Zune 4/8, Zune 30, e Zune 80. O desempenhos dos jogos serão parecidos, mas a diferença será que nas versões mais novas haverá suporte de mais controles, enquanto que nas versões antigas haverá apenas o controle Dpad. E isso pode levar a códigos diferentes. Como aqui no Brasil o Zune ainda não pegou (a menos que eu viva num mundo paralelo ao seu), isso não será problema.

2. Há a possibilidade de se gerar um pacote com o seu jogo. Este pacote, um arquivo CCGame, pode ser compartilhado mais facilmente. Veja aqui como isto pode ser feito. Por enquanto, não haverá suporte ao compartilhamento de arquivos CCGame com outros usuários na versão inicial do XNA GS 3.0. Só na versão final.

3. Não haverá possibilidade de transmitir um jogo de um Zune para outro. Somente de PC para Zune. Isso sugere que o XNA GS 3.0 fará algumas transformações nos códigos objeto para ser suportado no Zune.

4. Não será necessário uma assinatura do XNA Creators Club.

5. A conectividade wireless (principal diferencial do Zune em relação ao IPod) permitirá jogos multiplayer. No caso, todos os Zune terão que ter o jogo (óbvio, mas lembre-se que ele tem que ser transmitido a partir de um PC) e este, por sua vez, terá que ter sido escrito com suporte a multiplayer (óbvio, mas é pra enfatizar).

6. Uma possibilidade bastante interessante será o uso de suas músicas como trilha sonora durante as partidas, podendo inclusive ser trocadas durante o jogo. Teremos acesso completo às músicas (e também às fotos) armazenadas no Zune. A única limitação será que as músicas licenciadas não podem ter DRM.

7. As principais limitações dos jogos serão uma tela de 240x320 e ser jogado com apenas uma mão. Isso é meio estranho, mas acho que se acostuma. Por outro lado, vai exigir bastante criatividade dos programadores quanto a jogabilidade. Outra limitação é que não haverá jogos em 3D. Isso porque não teremos acesso total a API gráfica do framework XNA. E, finalmente, a memória máxima que os jogos poderão ocupar é de 16 MB.

8. Não haverá suporte a XBox LIVE. Todas as conexões terão que ser feitas independentemente pelos usuários. O bom será que a API para desenvolvimento de jogos em rede (multiplayer) será similar a API já presente no XNA Game Studio 2.0.

 

 

Lembrando que a possibilidade de densenvolvimento para Zune é a única novidade para o XNA GS 3.0 até agora, e não sei se terá outra, porque isso depende do quão difícil foi fazer o suporte. Ele também suportará Visual Studio 2008 e está prestes a ser lançado. Postarei aqui quando isso acontecer.

 

Valeu!

Nenhum comentário: