segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

UML no desenvolvimento de jogos

Tenho estudado UML 2.0 nos últimos dias. Quer dizer, no último fim de semana (pra não dar a impressão que estudo há vários dias). Claro que tive aula de UML na faculdade, com provas e trabalhos práticos. Fui bem sucedido em termos de nota, mas algo em mim ainda incomodava. Só que como eu andava sempre ocupado com outras matérias, não me perguntava onde estava meu problema com UML. Após uma reunião da XCell-UFRN onde desenvolvemos um diagrama de caso de uso, vi que eu precisa reestudar UML.

Clique para visualizar no tamanho original (é uma montegem de duas fotos)

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem que serve para especificar (sem ambiguidades), visualizar (modelagem visual), construir (mapeamento Modelo <-> Liguagem de Programação) e documentar (possui um sistema pra isso) sistemas de software. Suas principais vantagens em relação a outras linguagens de modelagem são:

- Prover uma linguagem de modelagem visual (o que me ajuda muito) que permite a visualização dos relacionamentos entre as partes (pacotes) do software;

- Possibilita o detalhamento (especialização) para estender os conceitos;

- Suas especificações são independentes dos processos de software (XP, RUP, Espiral, etc.) e de linguagens de programação (C, C++, Java, etc.);

- Incentiva as melhores práticas de software;

- Permite o uso de conceitos de alto-nível;

- E finalmente, e não menos importante, pelo contrário: é formal. Isso pode parecer pouco, mas é muito importante!

Já dei motivos mais do que suficientes pra quem nunca usou, ou pelo menos menosprezou o poder da UML na produtividade do seu projeto, troque de idéia :)

Continuarei meus estudos aqui (não só de UML, claro). Estou lendo o livro de Ana Cristina Melo (Desenvolvendo Aplicações com UML 2.0 - Ed. Brasport), e que me parece até agora ser bastante direto, sem enrolações. Ele possui também um Estudo de Caso, que iniciei ontem e pretendo com ele ter uma noção melhor da potencialidade da UML.

Caso queira compartilhar algum aprendizado no uso de UML no projeto do seu jogo, fique à vontade. À medida que eu for atualizando o andamento do(s) projeto(s) da XCell, colocarei mais diagramas de casos de uso aqui, caso seja necessário.

Valeu!

Nenhum comentário: